NOTÍCIAS


17/12/2014
Conselho Diretivo do SINTSEF/RN realiza última reunião de 2014

Na manhã desta quarta-feira, 17 de dezembro, o Conselho Diretivo do SINTSEF/RN esteve reunido na sede do sindicato para realizar seu último encontro do ano, em pauta estavam a discussão sobre conjuntura política, balanço do ano de 2014, perspectivas para 2015, festas e convênios.

Como de costume, o encontro foi iniciado com a intervenção do Assessor Político Valério Fonseca colocando em pauta o debate sobre conjuntura política. O cenário é de preocupação,  sobretudo, para a classe a trabalhadora, a tendência para 2015 é de agravamento da crise internacional no país, contextualizada pela alta do dólar e queda do preço do petróleo, que não é um fenômeno isolado no Brasil, pois tem atingido os principais países produtores de petróleo do mundo como a Arábia Saudita e a Rússia, que enfrenta um aumento de juros repentino de 6,5%, chegando a uma taxa de 17% para controlar o câmbio.

O debate político-econômico é fundamental para avaliar a situação atual e as perspectivas para o próximo ano. Sabemos que o agravamento da crise e a promessa de corte de gastos já anunciada pelo novo Ministro da Fazenda Joaquim Levy tem consequências drásticas para @s servidor@s, sinalizando que 2015 deverá ser um ano de grandes mobilizações d@s trabalhador@s, pois o governo não pode ceder apenas às demandas das elites econômicas.

A análise de conjuntura de 2014 também trouxe questões preocupantes a respeito do crescimento do conservadorismo no mundo e no Brasil, vemos cada vez mais a ascensão de grupos de direita, principalmente seu crescimento em cargos eletivos e a tentativa cada vez mais forte de impossibilitar o debate sobre temas como racismo, homofobia e violência contra a mulher. 

Deixamos claro o total repúdio às declarações do Deputado Federal Jair Bolsonaro direcionadas à Deputada Maria do Rosário dizendo que “não a estupraria porque ela não merece”, e por acaso existe alguma mulher que mereça ser estuprada? Independe de beleza, porte físico, classe social, profissão, raça, nacionalidade, nenhuma mulher merece ser estuprada, em nenhuma situação. Não aceitamos violência contra a mulher em hipótese alguma!

As sucessivas tentativas de golpe da direta, apoiadas pela grande mídia brasileira têm sido fato preocupante. Devemos sim, criticar o governo e exigir que crimes de corrupção sejam investigados e punidos, mas de maneira alguma podemos acreditar no discurso que a volta da ditadura seria solução para os problemas do Brasil, a história já nos mostrou os males que um governo militar pode fazer, com torturas, perseguições políticas e censura à imprensa. A classe trabalhadora, os movimentos sociais e sindicais tem o papel fundamental de levantar a luta pela democracia no país, nosso papel agora se fortalece nesse cenário anti-progressista. Queremos o fim da corrupção, mas acreditamos que isso só será possível com o fortalecimento da democracia e não com sua destruição.

Em relação à campanha salarial, tivemos em 2014 um ano conturbado nesse sentido devido à realização da Copa do Mundo e das eleições, mas bastante produtivo no que se refere ao debate de como deveremos agir no próximo ano, vários fóruns nacionais de servidor@s públic@s colocaram como fundamental a unificação e nós defendemos que a luta unificada será necessária para o fortalecimento das mobilizações. Vale ressaltar que em 2015 sairá terceira e última parcela do reajuste de 15,8%  firmado na greve geral de 2012, já defasado pelo aumento da inflação. Temos claro que 2015 será um ano difícil por causa da crise, porém este é o momento em que a luta pela campanha salarial e um debate nacional sobre serviço público se faz mais necessário, a perspectiva é que a mobilização do próximo ano só trará algum resultado em 2016 , por isso, não podemos de maneira alguma adiar os debates com a base nem as mobilizações.  

Uma restrospectiva dos últimos anos trouxe grande otimismo a respeito do crescimento do nosso sindicato. 2012 ficou marcado pela greve geral e campanha salarial, 2013 pela eleição da nova direção e participação em grandes eventos nacionais sobre serviço público e 2014 foi um ano mais voltado para a organização interna, realização de assembleias e eleições de representantes por local de trabalho e a alegria de inauguração da área de lazer.

O balanço geral realizado durante a reunião de direção trouxe à tona o debate político, econômico e também sobre detalhes importantes fundamentais ao funcionamento do Sindicato, discutindo os pontos positivos das festas realizadas em Caicó, Pau dos Ferros, Mossoró e Grande Natal, a concretização do sonho de uma área de lazer própria para atender @s filiad@s, enxergando os pontos que precisam ainda serem melhorados, vendo que somos um sindicato em expansão, com boas perspectivas de crescimento. 

Além disto, temos procurado estabelecer convênios tentando ampliar os serviços que ofereçam descontos aos filiados e filiadas, no ano novo será lançado um catálogo e confeccionada carteirinha para que todos possam usufruir dos serviços que incluem fisioterapia, escola de idiomas, veterinário, posto de gasolina, cosméticos, lava-jato, pousadas, óticas, nutricionista, entre vários outros. Por fim, foi realizado um almoço de confraternização entre @s diretor@s. Temos a certeza que tentamos cada vez mais ser um sindicato presente na luta, mas também atendendo melhor @s filiad@s de várias maneiras possíveis, desejamos a todos e todas um ótimo natal e feliz 2015. Aguardem que muitas novidades virão!