NOTÍCIAS


22/09/2014
Como foi? reunião dos comandos militares
Valério Fonseca, assessor político do Sintsef/RN debate conjuntura política na reunião. 

Na última sexta-feira, 19/09, a diretoria do Sintsef/RN, juntamente com os filiados aposentados/pensionistas e ativos que trabalham nos comandos militares (Exército, Marinha e Aeronáutica), estiveram reunidos na sede do sindicato durante toda a tarde, onde se discutiu sobre conjuntura, informes jurídicos e questões específicas da categoria.

 

A abertura foi feita pela secretária geral Gizélia Rocha (Gigi), seguida do assessor político do Sintsef/RN Valério Fonseca, que introduziu o debate sobre conjuntura política local, nacional e internacional. Os pontos debatidos foram desde a importância do momento eleitoral como oportunidade de fazer os candidatos assumirem compromissos com os servidores, destacando a o papel da luta contínua de todos para pressionar o governo a estabelecer as políticas necessárias, tanto para os ativos como para os aposentados, prezando sempre pela autonomia sindical. Dessa maneira, afirma-se o papel do sindicato para além de uma entidade representativa. O Sintsef/RN hoje conta com filiados de 17 categorias do serviço público, essa diversidade de filiados confirma a necessidade da discussão política ampla, que são de fundamental importância nas lutas atuais e futuras.

 

Após os esclarecimentos políticos, Dr. Wagner Leandro, advogado do sindicato, deu os informes jurídicos, relembrando que seus plantões ocorrem na sede do Sintsef das 14h às 17h nas segundas (área cível) e quintas-feiras (trabalhista).

 

Outro ponto importante levantado, desta vez, específico para os trabalhadores dos órgãos militares foi a respeito da alteração do artigo 127 da Lei 11.355/2006, a proposta de projeto de lei apresentada pelo Sintsef/RN visa a mudança no texto da lei para que esta inclua todos os trabalhadores no Plano de Carreiras dos Cargos de Tecnologia Militar (PCCTM), antes, este era restrito aos servidores ocupantes de cargos efetivos especificados pela Lei 8.112/90. Para dar força ao projeto, fez-se um abaixo assinado com os presentes, algo que futuramente pode ser ampliado para outros estados a fim de fortalecer a reivindicação.

 

No encerramento, falou-se sobre os convênios com o SESC e plano odontológicos para os filiados em sequência finalizando o encontro com uma confraternização entre os presentes.