NOTÍCIAS


22/07/2014
Mobilizações de diversas categorias se espalham no país
Foto: Fenajufe

Greves e atos de protestos de diversas categorias se espalham no Brasil e refletem a insatisfação dos servidores federais. Reajuste de benefícios, antecipação da parcela de reajuste salarial prevista para janeiro de 2015, plano de cargos e carreiras e paridade entre ativos, aposentador e pensionistas são algumas das reivindicações em comum.  

Servidores do IBGE estão em greve desde 26 de maio e realizaram ato público na última quinta (17) pela reversão de demissões e reabertura de negociações com o governo. Nesta quarta e quinta (23 e 24), estão previstos novos protestos em Brasília.

Já o Judiciário fará uma reunião ampliada no próximo dia 9 de agosto, que definirá sobre posicionamento das assembleias de base acerca do indicativo de greve por tempo indeterminado, previsto para o próximo dia 14. Também em processo de articulação, servidores da Cultura, em Plenária Nacional, definiram um calendário de mobilização para os meses de julho a setembro, incluindo um ato nacional no dia 22 de agosto.

Hoje (22), entidades que compõem o Fórum dos Servidores Públicos Federais estarão reunidas para retomar o processo de mobilização, tendo como prioridades o reajuste de benefícios e antecipação da parcela de reajuste prevista para janeiro de 2015. As pautas são de grande interesse, tendo em vista a enorme disparidade de benefícios concedidos aos três poderes.