NOTÍCIAS


04/04/2014
Capesesp rejeita proposta alternativa e anuncia retorno de reajuste do Capesaúde

Após ser apresentada uma proposta alternativa, Capesesp decide manter aumento abusivo anunciado em janeiro; SINTSEF/RN segue na justiça para barrar reajuste

Em janeiro, os titulares e dependentes do Capesaúde, que atende servidores da Funasa e Ministério da Saúde, foram surpreendidos com um aumento abusivo nas mensalidades de seus planos. Em alguns casos, o aumento foi de quase 300%, prejudicando principalmente os mais idosos. A mudança gerou indignação dos beneficiários, de forma que diversas entidades sindicais, dentre elas o SINTSEF/RN, resolveram entrar com ações judiciais para barrar o reajuste. 

Após intensa batalha judicial e administrativa, o conselho deliberativo do Capesesp voltou atrás e resolveu suspender o aumento do Capesaúde, anunciando que, em março, as mensalidades retornariam aos valores cobrados anteriormente. Concomitantemente, foi aberto um canal de diálogo para analisar uma alternativa mais viável para as mensalidades dos planos de saúde.

No entanto, a proposta de reajuste apresentada na mesa de negociações não foi aceita pelo Capesesp, que anunciou que o aumento voltará a ser cobrado. Por isso, os servidores devem ficar atentos. A assessoria jurídica do SINTSEF/RN entrou com uma ação solicitando a suspensão do reajuste e o ressarcimento em dobro dos valores descontados e, no momenot, o juiz da 11a Vara da Área Cível aguarda a citação e contestação da Capesesp para se pronunciar em relação ao pedido.

O SINTSEF/RN continuará acompanhando o caso e demais notícias de interesse dos servidores, reafirmando seu compromisso de luta contra qualquer medida que venha a prejudicar a sua base.