NOTÍCIAS


14/07/2023
Direção do SINTSEF/RN se reúne com superintendente do Ministério da Saúde no RN

Na última quinta (14), o SINTSEF/RN esteve reunido com o superintendente do Ministério da Saúde no Rio Grande do Norte, Jalmir Simões, para discutir as demandas d@s servidor@s públicos federais do estado. Fomos recebidos na sede do superintendência regional, juntamente com nossa assessoria jurídica e política, com objetivo de debater o funcionamento social do órgão e sua relação com os servidores/as federais de todo o estado.

Na oportunidade, conversamos sobre a necessidade de dar encaminhamento a resolução da Mesa de Negociação Nacional Permamente, canal de diálogo entre Poder Executivo e os órgãos de representação dos servidores/as, que prevê a criação de mesas locais, assim como proporcionar canais de diálogo itinerantes para o conjunto da categoria. Também abordamos o caso do servidor Welligton Luiz de Sousa, que após abrir um procedimento no órgão em Janeiro, e até o presente momento não obteve resposta para sua solicitação. Ademais, solicitamos informações da não aplicação correta do reajuste salarial de 2023 dos 9%, sobre a necessidade de um atendimento presencial, sobretudo para os servidor@s que já possuem uma idade avançada e tem dificuldades com atendimentos remotos e eletrônicos.

Por fim, solicitamos informações sobre o PPP (Perfil Profissiográfico Previdenciário) dos servidor@s que solicitaram aposentadoria e estão com os processos no Ministério da Saúde e os que desejam solicitar o abono de permanência, com direito a remuneração no tempo correto. Levamos o exemplo do Mato Grosso que em Março conseguiu destravar os processos e pedimos urgência na resolução dessa questão. Sabemos que o Ministério da Saúde já conta com profissionais capacitados para realizar o treinamento em todos os estados e liberar a avaliação do Perfil Profissiográfico Previdênciário (PPP) para os servidores/as que solicitarem.

Gostaríamos de agradecer o superintendente, Jalmir Simões, pela recepção na sede do órgão e reforçamos que estaremos acompanhando de perto as demandas encaminhadas na reunião e disponíveis para o diálogo que visa a valorização e fortalecimento do serviço público federal no Rio Grande do Norte.