NOTÍCIAS


12/01/2021
Campanha para vacinação em massa unifica classe trabalhadora

Um calendário de atividades que vão unificar centrais, entidades sindicais e fóruns regionais representativos de toda a classe trabalhadora foi apontado na reunião convocada pelo Fonasefe nessa terça-feira, 5. A consolidação de uma ampla campanha pela vacinação em massa da população brasileira esteve no centro do debate. No início de fevereiro, com data ainda a ser confirmada, uma grande atividade vai levar a pauta para o Congresso Nacional, em Brasília. Uma comissão se reúne nessa sexta. 8, para tratar detalhes dessas ações e uma nova reunião ampliada está agendada para o dia 14 desse mês onde esse calendário unificado será aprovado. 

O objetivo agora é definir os detalhes das atividades programadas. A Condsef/Fenadsef tem reuniões do seu Conselho Deliberativo de Entidades (CDE) e Direção Nacional (DN) previstas onde a participação da maioria dos servidores federais nessa agenda será definida. 

 

Imprensa e coletivo jurídico

O Fonasefe também apontou a realização de reuniões das assessorias de imprensa e do coletivo jurídico de todas as entidades do conjunto dos federais. Além de debater a ampla divulgação das ações que estão sendo construídas, as entidades vão consultar suas assessorias jurídicas a respeito de ações que possam ser adotadas no sentido de garantir o direito de todo cidadão brasileiro a receber uma vacina contra a Covid-19 via SUS. 

Nas redes sociais, entidades que compõem o Fonasefe, incluindo a Condsef/Fenadsef, postaram card que chama atenção para a prioridade da luta por um plano de vacinação em massa. Até o início dessa semana, 50 países haviam iniciado a vacinação contra a Covid-19, outros 8 países definiam as datas de início de suas campanhas e 12 milhões de pessoas no mundo estavam vacinadas. O Brasil permanece atrasado e sem previsão concreta de iniciar seu plano de vacinação.

O governo Bolsonaro não garantiu a compra de doses para toda a população e está negligenciando a estrutura necessária para realizar uma campanha de imunização para seus mais de 210 milhões de habitantes. Também não consegue - e parece não querer - fechar acordos com os laboratórios e fracassou em encontrar fornecedores de insumos como seringas em um pregão eletrônico. Isso é fruto do menosprezo pela pandemia.

Até agora já foram registradas quase 200 mil mortes devido à doença e o país enfrenta uma grave crise econômica. A resposta do presidente Jair Bolsonaro a essa situação tem sido fazer piadas com as mortes, atrasar a liberação de vacinas, ofender a imprensa, nomear um ministro da saúde incompetente que nunca trabalhou na área, decretar o fim do auxílio emergencial, estimular aglomerações públicas e não concretizar um plano de vacinação efetivo. É por isso que o Fonasefe defende que essa é a hora de exigirmos um plano nacional de vacinação gratuita para todos e todas, em defesa da vida.

Campanha salarial unificada

Além dessas ações e reuniões que devem ter data e horário confirmados nos próximos dias, o Fonasefe vai apontar também data de uma reunião ampliada com seminário exclusivo para aprovar uma pauta salarial unificada dos servidores que deve ser entregue ao governo. A luta contra a reforma Administrativa está incluída nesse contexto. 

Não deixe de acompanhar a divulgação dos detalhes dessa agenda unificada e participe do reforço da unidade em torno das pautas prioritárias de 2021.